Quando as temperaturas diminuem, sempre aparece um curitibano para dizer que na capital paranaense está muito mais frio. Realmente, a cidade é uma das mais geladas do país, por conta da altitude, distância dos trópicos e proximidade do mar. Mas, em lugares frios, as pessoas buscam refúgios quentinhos. Um dos principais é a comida! Vamos conhecer um pouco da gastronomia em Curitiba?
Na capital do Paraná, diversos polos gastronômicos se formaram com o passar dos anos. Existem opções para quem quer almoçar em família, fazer um passeio romântico, repleto de belezas naturais e também para quem quer uma opção mais urbana, mas ainda sim, muito tradicional entre os curitibanos.
Neste artigo, vamos explorar cada um desses roteiros e te mostrar como a gastronomia em Curitiba aquece a barriga em dias frios, mas também traz calor ao coração. Eles são repletos de história, memórias e, principalmente, de pessoas que querem tornar a capital mais fria do país, ainda mais gostosa para se viver!
Conheça a feira tradicional de inverno que reúne gastronomia em Curitiba
Quando pensamos em gastronomia em Curitiba durante o inverno, logo vem à mente delícias como o pinhão e o quentão. Os dois, servidos bem quentes, com aquela fumaça que carrega um aroma inconfundível.
Nas proximidades da Praça Osório, no Centro da Cidade, as pessoas encontram esse cheiro tipicamente curitibano. As barracas da Feira de Inverno começam a vender as delícias na primeira semana de junho.
Além dos quitutes paranaenses, o público encontra comidas de todo o mundo. Bem brasileiras, como o acarajé e até mesmo japonesas, como o yakissoba. Essa viagem gastronômica também passa pela Polônia, com o pierogi e não poderia deixar de ter comidas juninas, como o pastel e a pamonha.
Além da gastronomia, os visitantes ainda encontram produtos artesanais à venda. Cada expositor traz sua identidade aos itens. Na Feira de Inverno da Osório é possível encontrar roupas de frio para animais de estimação, velas aromáticas, objetos esculpidos em madeira, sem contar os cachecóis, luvas e toucas.
Gastronomia em Curitiba com um toque italiano!
A gastronomia em Curitiba possui uma forte influência européia. Durante o século XIX, a capital recebeu imigrantes vindos da Alemanha, Polônia, Ucrânia, França e, principalmente, Itália. Quando os italianos chegaram na cidade, eles se reuniram em uma colônia chamada Santa Felicidade.
Hoje, o lugar se tornou um bairro conhecido pelos restaurantes, que servem delícias típicas. Esse é o destino ideal para almoços em família, já que a comida é farta. Em grande parte dos restaurantes, o cliente paga um valor por pessoa e é servido livremente com porções de polenta, galeto, maionese, massas e carnes.
A alguns quilômetros de Curitiba, na região metropolitana da cidade, está o município de São José dos Pinhais. Um dos destaques da região é o Caminho do Vinho. Outra opção familiar, com muita comida italiana.
Lá, a maioria dos estabelecimentos conta com espaços amplos, passeios rurais e muitas vinícolas, que passam de geração em geração. Até porque, outra forma de esquentar, é beber um bom vinho!
Quais comidas escolher nos dias frios de Curitiba?
Massa e vinho são uma ótima combinação para os dias mais frios. Apesar disso, a gastronomia em Curitiba traz ainda mais opções para quem deseja se esquentar. Uma delas é o tradicional prato do litoral paranaense, principalmente da região de Morretes, conhecido como Barreado.
Um passeio especial é ir à cidade de trem. O percurso dura, em média, 4h30, mas não é cansativo, pois passa por paisagens de tirar o fôlego. O caminho pela Serra do Mar é repleto de vegetação, túneis e montanhas. Ainda sim, quem quiser fazer esse passeio mais rapidamente, pode ir de carro, pela Estrada da Graciosa ou pela BR-277, sentido praias. O trajeto leva em torno de uma hora.
Ao chegar na cidade histórica de Morretes, o visitante encontra casarões e muitas opções de restaurantes que servem o Barreado. Esse prato consiste em carne cozida lentamente em uma panela de barro, com temperos especiais, até que se desmanche. Ao ficar pronta, ela é servida com farinha de mandioca, arroz e banana.
O Barreado foi criado no litoral do Paraná, mas também é servido em estabelecimentos curitibanos.
Durante um jantar especial em uma noite com baixas temperaturas, outra opção deliciosa é o fondue. Conhecido por ser um prato romântico, este prato suíço foi bem recebido pela população de Curitiba, que faz questão de se manter aquecida. Existem opções de fondue de queijo, carne e até chocolate.
Por fim, mas não menos importante, as sopas marcam presença nos cardápios de, quase, qualquer restaurante da capital. Das mais tradicionais às arrojadas, é interessante experimentar a de mandioca com carne seca, lentilha, eslava e o caldo verde.
Curitiba: lugares que você precisa conhecer
Gastronomia em Curitiba sem esquecer do café!
Falamos muito sobre a gastronomia em Curitiba. Contudo, não podemos esquecer das bebidas pela cidade. A capital paranaense é uma cidade que tem cafés incríveis, com variedade de grãos e quitutes para acompanhar a bebida quentinha.
O Paraná já foi o maior produtor de café do Brasil, durante os anos de 1960. Hoje em dia, o estado não é mais reconhecido pela quantidade de grãos que envia para o mundo, mas sim pela qualidade deles. Sem contar na tradição de beber um bom café, que permaneceu enraizada no paranaense.
Por esse motivo, tomar um café acompanhado de uma cuca, broa ou bolo, é um passeio imperdível. Escolha o lugar que mais combina com você e tome um café da tarde caprichado!
Os polos gastronômicos em Curitiba têm uma variedade grande de estabelecimentos a poucos metros de distância entre eles. Confira:
- São Francisco: Uma das regiões mais antigas da cidade, que foi ponto de encontro de tropeiros e imigrantes. É chamada de Centro Histórico da capital;
- Batel: Conta com restaurantes sofisticados, shoppings centers e diversidade de sabores;
- Rua Itupava: Está localizada em um bairro residencial, mas essa via, especialmente, tem bares e restaurantes, lado a lado. Os estabelecimentos são mais despojados e descontraídos;
- Mercado Municipal: Uma parada obrigatória para turistas, mas também para quem vive em Curitiba. O Mercado Municipal tem cafés e restaurantes de alta qualidade e para todos os bolsos.
RR Incorporações marca presença em Curitiba
Qualidade de vida, opções de lazer e de gastronomia. Curitiba é uma cidade incrível para se visitar, mas principalmente, para morar. Pensando nisso, a RR Incorporações marca presença na capital paranaense com empreendimentos contemporâneos e de alto padrão.
O Joaquim 101, por exemplo, está localizado no Ahú, bairro nobre da cidade e próximo dos mais diversos sabores de Curitiba. Cadastre-se e comece um novo capítulo da sua história junto com a RR Incorporações.